MENU

Mundo

EUA anunciam retirada de 7 mil soldados da Europa

EUA anunciam retirada de 7 mil soldados da Europa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

Os Estados Unidos vão retirar cerca de 7 mil soldados do contingente de 81 mil homens que mantêm na Europa, com base na nova estratégia de defesa e de austeridade do Pentágono, revelou nesta quinta-feira (12) o secretário da Defesa, Leon Panetta.


O Pentágono prevê retirar duas das quatro brigadas de combate do Exército baseadas na Europa, com o total de 7 mil homens, declarou Panetta à agência de imprensa da Defesa (AFPS).
As brigadas de combate, cada uma com cerca de 3.500 homens do Exército (US Army) e cuja localização não foi precisada, serão substituídas por tropas de diferentes unidades, disse Panetta à AFPS.


A medida faz parte da nova estratégia americana de Defesa, apresentada no dia 5 de janeiro passado pelo presidente Barack Obama, e que prioriza a região Ásia-Pacífico e o Oriente Médio em detrimento da Europa.


O plano se concentra especialmente em eventuais ameaças provenientes do Irã e da China, com enfoque para as forças aérea e naval, também em detrimento de futuras campanhas contra insurgentes, como as realizadas no Iraque e no Afeganistão.


A revisão estratégica da Defesa adota um enfoque apropriado a uma época de austeridade, na qual a administração Obama se dispõe a cortar US$ 487 bilhões em gastos militares no período de 10 anos.
A crescente atenção de Washington na Ásia é alimentada pelas preocupações sobre a força naval e o arsenal chinês de mísseis contra navios, que poderão desafiar a superioridade militar americana no Oceano Pacífico e seu acesso ao Mar do Sul da China, rico em minerais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições