MENU

Mundo

EUA confirmam entrada de chefe de polícia mexicana no país

EUA confirmam entrada de chefe de polícia mexicana no país

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Autoridades de imigração americanas confirmaram nesta quarta-feira que a mais jovem chefe de polícia do México fugiu para os EUA, após receber ameaças de morte em seu país. Marisol Valles Garcia ficou famosa em 2010 ao se transformar, com apenas 20 anos, na chefe de polícia da cidade fronteiriça de Praxedis G Guerrero, abalada pela violência do tráfico de drogas. Ela foi a única pessoa a aceitar o emprego.

  Marisol estaria tentando asilo nos Estados Unidos depois de fugir pela fronteira para o Estado americano do Texas. A jovem foi demitida do cargo depois de faltar várias vezes ao trabalho sem apresentar justificativa.

"Ela terá a oportunidade de apresentar os fatos de seu caso perante um juiz de imigração imparcial", informou a Agência de Imigração e Alfandêgas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês).

Coragem

Marisol foi apontada como a mulher mais corajosa do México em outubro, quando assumiu o cargo de chefe de segurança pública em Praxedis G. Guerrero. A cidade está no Estado mexicano de Chihuahua e fica perto de Ciudad Juárez, a mais violenta do México, na qual mais de 3 mil pessoas foram mortas em assassinatos relacionados ao tráfico de drogas apenas em 2010.  

Estudante de criminologia, Marisol assumiu o cargo depois do assassinato de seu predecessor, em 2009. Na segunda-feira passada ela foi demitida por não ter voltado ao trabalho depois de alguns dias de licença, que tirou para cuidar da filha. Desde então começaram os boatos de que ela tinha cruzado a fronteira para pedir asilo nos Estados Unidos. Gustavo de la Rosa, da Comissão Estatal de Direitos Humanos do México, disse que a ex-chefe de polícia pediu que não fosse revelado o lugar onde ela está com a família.

Os cartéis de Sinaloa e Juárez disputam o controle de uma lucrativa rota de tráfico de drogas, que segue paralela à fronteira com o Texas. Segundo o correspondente da BBC Mundo no México, Alberto Najar, a violência vem aumentando no país.

Desde que o presidente Felipe Calderón declarou guerra ao tráfico de drogas, quando assumiu o cargo em dezembro de 2006, o número oficial de mortos em eventos relacionados ao narcotráfico supera os 34 mil.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições