MENU

EUA devem anunciar a retomada do processo de paz no Oriente Médio, diz jornal

EUA devem anunciar a retomada do processo de paz no Oriente Médio, diz jornal

Atualizado: Sexta-feira, 20 Agosto de 2010 as 10:06

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, deve anunciar nesta sexta-feira (20) que Israel e os palestinos vão voltar às negociações e retomar o processo de paz no Oriente Médio pela primeira vez em 20 meses, informa o jornal “The New York Times”.

Segundo jornal, que tem como base fontes governamentais sigilosas, o acordo depende apenas de detalhes que seriam costurados ainda nesta sexta-feira.

A agência de notícias Reuters também informou que israelenses e palestinos serão convidados a retomar as negociações em Washington, dia 2 de setembro. O presidnete Barack Obama participaria  das conversações.

O Departamento de Estado já havia admitido anteriormente que o acordo estava em andamento. “Achamos que estamos muito, muito próximos de uma decisão de as partes entrarem em negociações diretas”, disse o porta-voz Philip J. Crowley, a jornalistas.

Segundo Crowley, Hillary falou recentemente com o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, com o chanceler jordaniano, Nasser Judeh, e com o ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

veja também