MENU

Mundo

EUA e Israel fazem testes de míssil no Mediterrâneo

EUA e Israel fazem testes de míssil no Mediterrâneo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
missil
Israel confirmou que fez um teste de um míssil, que foi usado como alvo um sistema antimísseis americanos, no Mar Mediterrâneo nesta terça-feira (3). O teste foi realizado com sucesso, segundo autoridades istaelenses.
O ministério israelense disse que o teste foi conduzido às 9h15 (3h15 no horário de Brasília), com a colaboração e o conhecimento dos EUA, praticamente no mesmo horário que a agência de notícias russa RIA disse que um radar russo havia detectado o lançamento de dois "objetos" balísticos no Mediterrâneo.
 
Os lançamentos dos mísseis, do tipo radares Ankor, aconteceram no Mediterrâneo a partir de uma base militar no centro de Israel, segundo a imprensa israelense.
Eles foram detectados pelo sistema russo de alerta em Armavir, sul da Rússia, segundo um comunicado do ministério.
 
Um funcionário do ministério havia criticado mais cedo os EUA por enviarem navios de guerra ao Mediterrâneo, próximo à Síria.
A Marinha dos EUA não disparou nenhum míssil a partir de navios no Mediterrâneo, disse um porta-voz do quartel-general da Marinha norte-americana na Europa.
"Não foi disparado nenhum míssil a partir dos navios dos EUA no Mediterrâneo", disse o porta-voz, que não forneceu mais detalhes.
 
Expectativa de ataque
A região vive um clima tenso por conta da perspectiva de um ataque americano à Síria, em represália ao suposto uso de armas químicas pelo regime sírio na guerra civil contra os rebeldes.
Não houve relatos de ataque a território sírio nesta terça.
 
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse no sábado que vai buscar o aval no Congresso americano para atacar a Síria.
No âmbito da ONU, Rússia e China, aliados da Síria, barram resolução do Conselho de Segurança que abriria caminho para ataque ao país.
O sistema de radar de alerta antecipado da Síria não detectou nenhum míssil atingindo o território do país, de acordo com uma fonte de segurança síria citada pela emissora de TV libanesa Al-Manar.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições