MENU

Mundo

EUA fazem 50 ataques ao Estado Islâmico na Síria

Fonte: UOL Atualizado: terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 12:11
Cidades sob controle do Estado Islâmico ou sob ameaça de ataques na Síria e Iraque
Cidades sob controle do Estado Islâmico ou sob ameaça de ataques na Síria e Iraque

Os aviões da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos lançaram nesta terça-feira (23) 50 ataques contra alvos do grupo Estado Islâmico (EI) nas províncias sírias de Al Raqqah e Deir ez Zor, onde causaram um número indeterminado de vítimas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os bombardeios acontecem na capital de fato do EI na Síria, Raqqa, e seus alvos são 20 pontos estratégicos dos jihadistas, entre eles campos de treinamento, arsenais e postos de controle.

Em Al Raqqah, a aviação internacional lançou 20 bombardeios contra bases e postos de controle da organização extremista na cidade de mesmo nome, seu principal bastião no território sírio, e em sua periferia norte e oeste, assim como nas localidades de Tel Abiad, Tabaqa e Ain Aisa.

Um dos alvos dos ataques foi a antiga sede do governo provincial de Al Raqqah, que o EI tinha transformado em um de seus quartéis mais importantes.

Nestes bombardeios, houve várias vítimas, entre elas extremistas, apesar de o EI ter evacuado suas bases na semana passada perante a iminência da ofensiva americana.

Enquanto isso, em Deir ez Zor, os aviões internacionais efetuaram 22 ataques contra as bases do EI na cidade de Al Bukamal, fronteiriça com o Iraque, e seus arredores, e lançaram outros oito na periferia leste da cidade de Deir ez Zor.

O ativista Mohammed al Jalif, da opositora Rede Sham, explicou à Agência Efe pela internet que os bombardeios em Al Bukamal atingiram a Escola Industrial - uma das bases do EI na região - e vários silos e postos de controle dos jihadistas. Segundo Jalif, há um número indeterminado de mortos e feridos e os ataques causaram a destruição de muitos edifícios.

Ataque completo
O porta-voz do Departamento de Defesa americano, o contra-almirante John Kirby, anunciou ontem à noite em comunicado que os EUA e "nações aliadas" tinham iniciado a ofensiva de ataques aéreos contra o EI, com uma combinação de caças, bombardeiros e mísseis Tomahawk.

Fontes oficiais citadas pelos jornais "The Washington Post" e "The New York Times" detalharam que na operação estão envolvidos cinco países árabes: Bahrein, Jordânia, Catar, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

Posições do EI no Iraque, país ainda mais ameaçado pelo avanço do extremista, recebem ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA desde o último dia 8 de setembro.

Com o início dos ataques na Síria já estão em andamento todas as operações da ofensiva contra o EI anunciadas por Obama em um solene discurso à nação no último dia 10 de setembro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições