MENU

Mundo

EUA lançam nova ofensiva no Afeganistão a oito dias das eleições

EUA lançam nova ofensiva no Afeganistão a oito dias das eleições

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Os Exércitos americano e afegão iniciaram nesta quarta-feira, 12 de agosto, uma operação no sul do Afeganistão com o objetivo de garantir a segurança nas eleições presidenciais e provinciais de 20 de agosto, anunciaram as Forças Armadas dos Estados Unidos.

A operação "Eastern Resolve II" conta com 400 soldados americanos e 100 afegãos no distrito de Naw Zad, na província de Helmand, um reduto talibã. A meta da missão é impedir que os talibãs ameacem e perturbem as eleições presidenciais do dia 20.

"Nossa missão é apoiar a Comissão Eleitoral e as forças de segurança afegãs. São elas que são responsáveis pelas eleições. Nosso trabalho é garantir que façam a sua segurança", assegurou o comandante dos marines no Afeganistão, general-de-brigada Larry Nicholson.

Helmand é reponsável por quase 60% do ópio produzido no Afeganistão, país de onde sai mais de 90% da produção mundial. A província também é reduto de rebeldes baseados no Paquistão vizinho ou que buscam refúgio.

As forças estrangeiras executam várias operações na província para tentar expulsar os talibãs de seus redutos e permitir a votação dos habitantes.

Segundo a agência de notícias Associated Press, é a primeira vez que as tropas da Otan entram na região de Dahaneh, que está sob o controle Talibã por anos.

A insurgência talibã, que tem seus principais redutos nas províncias de Helmand e Kandahar, ambas no sul, pediu aos cidadãos que boicotem as eleições e aumentou nas últimas semanas os ataques contra forças internacionais e afegãs.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições