MENU

EUA passam por recall de ovos após surto da bactéria salmonela

EUA passam por recall de ovos após surto da bactéria salmonela

Atualizado: Quinta-feira, 19 Agosto de 2010 as 3:58

Autoridades sanitárias dos Estados Unidos fizeram recall de 380 milhões de ovos dispostos no mercado local nesta quinta-feira (19), após confirmação de surto de doenças ligadas à bactéria salmonela.

Os estados da Califórnia, Colorado e Minnesota testemunharam centenas de pessoas adoecerem em função do contágio pelo micro-organismo. O surto está ligado aos produtos da empresa Wright County Egg, com sede no estado de Iowa. Apesar da bactéria poder ser destruída com o cozimento dos ovos, a recomendação é para evitar o consumo.

Nenhum caso de morte foi registrado pelo epidemiologista Christopher Braden, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças norte-americano, que estuda o caso junto à agência federal voltada ao controle sanitário nos EUA (FDA, na sigla em inglês). Desde junho, a Califórnia já apresentou 266 casos de pacientes com salmonela no organismo, muitos deles associados ao contágio por ovos. No Colorado, foram 28 registros entre junho e julho.

A salmonela é comum em alimentos e a cepa ligada ao surto nos Estados Unidos é a mais comum para 20% dos casos de salmonelose, doença que apresenta sintomas como diarreia forte, dores abdominais e febre.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também