MENU

Mundo

EUA pedem que Turquia e Israel evitem 'provocações'

EUA pedem que Turquia e Israel evitem 'provocações'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

O governo dos EUA pediu nesta sexta-feira (9) que seus aliados Turquia e Israel evitem "provocações" na grave crise diplomática em que estão envolvidos.

"Pedimos insistentemente que as duas partes evitem atos de provocação para manterem um tom construtivo e produtivo em seus atos e discursos", declarou Victoria Nuland, porta-voz do departamento de Estado.

Um alto funcionário israelense, que pediu para não ser identificado, disse à France Presse que a ameaça do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan de enviar a Marinha para acompanhar navios de ajuda humanitária a Gaza constituirá uma provocação muito grave, caso se concretize.

O Estado judeu se mantém tranquilo por hora e duvida da implementação desta medida.

Um ataque israelense contra um navio turco no caminho de Gaza, que causou a morte de nove turcos no dia 31 de maio de 2010, desencadeou a crise entre os dois países. Depois de meses de tensão crescente, Ancara expressou sua ira depois de o governo israelense ter se negado a pedir desculpas pela operação.

Esta disputa complica as relações entre os Estados Unidos e a Turquia , aliados na Otan.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições