MENU

EUA pretendem continuar exercício conjunto com Seul

EUA pretendem continuar exercício conjunto com Seul

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 9:32

Os Estados Unidos pretendem continuar um exercício militar conjunto com a Coreia do Sul no Mar Amarelo, de acordo com o coronel do Exército norte-americano Patrick Stackpole, chefe de gabinete das forças dos EUA no Japão. A decisão ocorre apesar dos temores da China de que essas atividades possam provocar a Coreia do Norte.

"Isso demonstra nossa forte aliança com a Coreia do Sul, nossa habilidade de defender a Coreia do Sul", disse ele hoje em Tóquio. "Nós vamos continuar a realizar esse tipo de exercício basicamente para mostrar que somos um forte aliado da Coreia do Sul."

O exercício, que começou ontem, deve durar quatro dias. Ele ocorre poucos dias após um ataque de artilharia norte-coreano em uma ilha sul-coreana, que deixou dois militares e dois civis mortos. O exercício inclui um porta-aviões norte-americano.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse em Pequim na quinta-feira que tinha "preocupação" com essa ação, notando que Pequim se opõe a "qualquer ato que mine a paz e a estabilidade na península (coreana)". Stackpole defendeu a atividade, dizendo que os EUA se comunicaram com todos seus parceiros e são transparentes nesses exercícios.    

veja também