MENU

Mundo

EUA punem estatal venezuelana por colaborar com o Irã

EUA punem estatal venezuelana por colaborar com o Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (24) a imposição de novas sanções contra empresas estrangeiras, incluindo a PDVSA, companhia estatal de petróleo da Venezuela, como parte de um novo esforço contra os programas nucleares e bélicos de Irã, Síria e Coreia do Norte.

As sanções afetam 16 companhias estrangeiras, incluindo firmas de países como China, Venezuela e Belarus, além de entidades iranianas, sírias e norte-coreanas que teriam violado o embargo americano ao país, informou à imprensa o subsecretário de Estado americano, James Steinberg.

Segundo Steinberg, as sanções à PDVSA impedem a estatal venezuelana de ter acesso aos contratos do governo dos EUA e financiamento à importação e exportação, mas não afeta a venda da companhia de petróleo para os Estados Unidos ou as atividades de suas subsidiárias.

"Todas estas companhias estão engajadas a atividades relacionadas ao suprimento de gasolina ao Irã", disse Steinberg, acrescentando que o principal objetivo da medida é estimular Teerã a se envolver em negociações reais sobre seu programa nuclear, que países ocidentais e Israel temem que produza armas nucleares.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições