MENU

Mundo

EUA reconhecem rebeldes da Líbia como governo provisório legítimo

EUA reconhecem rebeldes da Líbia como governo provisório legítimo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:34

 Os EUA reconheceram nesta sexta-feira (15) o Conselho Nacional de Transição (CNT) dos rebeldes anti-Kadhafi da Líbia como um governo legítimo, um reforço diplomático que pode possibilitar a liberação de bilhões de dólares em bens congelados para os oposicionistas.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que Washington vai reconhecer formalmente o conselho, sediado em Benghazi, enquanto não for possível estabelecer um governo interino plenamente representativo.

"Hoje o CNT ofereceu garantias importantes, incluindo a promessa de empreender um processo de reforma democrática que seja geográfica e politicamente inclusivo", disse Hillary em declarações previamente redigidas.

"Até que uma autoridade interina tome posse, os EUA vão reconhecer o CNT como a autoridade governante legítima da Líbia. Vamos tratar com eles nessa base", acrescentou.

O anúncio de Hillary foi feito no momento em que o Grupo de Contato da Líbia, reunido em Istambul, reconheceu formalmente a oposição como representante da população líbia , formalizando seu status diplomático de governo sucessor ao ditador Muammar Kadhafi.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, durante encontro sobre a Líbia,

 nesta sexta-feira (15), em Istambul, na Turquia (Foto: AP)

  Composto por mais de 30 governos e organizações internacionais e regionais, o grupo de contato também autorizou o enviado especial da ONU Abdul Elah Al-Khatib a apresentar termos para Kadhafi deixar o poder, em um pacote político que vai incluir um cessar-fogo para encerrar os combates na guerra civil.

Hillary disse que qualquer acordo a ser fechado "terá que envolver a saída de Kadhafi" do poder e o fim da violência.

'A população da Líbia está cada vez mais olhando para além de Kadhafi. Ela sabe, como todos nós sabemos, que não é mais questão de se Kadhafi vai deixar o poder, mas de quando', disse ela.

Autoridades norte-americanas disseram que a decisão de dar o reconhecimento diplomático formal ao CNT assinala um passo importante em direção ao desbloqueio de mais de US$ 34 bilhões em ativos líbios nos Estados Unidos, mas avisaram que ainda pode levar tempo para que o dinheiro esteja disponível.

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou em 25 de fevereiro uma ordem executiva congelando os bens de Kadhafi, seus familiares e altos funcionários líbios, do governo líbio, do banco central e dos fundos soberanos do país.

A maior parte dos bens congelados é dinheiro líquido sob a forma de dinheiro vivo e títulos de crédito.

Autoridades norte-americanas se comprometeram a encontrar maneiras de liberar parte do dinheiro para o CNT, que, ao mesmo tempo em que assume mais responsabilidades de governo, vem ficando sem dinheiro para pagar salários e serviços básicos.

As discussões com o Congresso sobre os mecanismos para a liberação do dinheiro esbarram em questões legais complicadas, algumas das quais podem ser eliminadas pelo reconhecimento do CNT como governo legítimo da Líbia.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições