MENU

Mundo

Europa defende metas climáticas globais obrigatórias, diz chanceler alemã

Europa defende metas climáticas globais obrigatórias, diz chanceler alemã

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A chanceler alemã, Angela Merkel, reforçou nesta sexta-feira, dia 30, a posição europeia de pedir que a cúpula mundial sobre o clima em Copenhague, em dezembro, alcance um acordo juridicamente vinculativo a partir de 2013, para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa.

Merkel, em entrevista coletiva após a cúpula de chefes de Estado e Governo da União Europeia (UE), mostrou-se satisfeita pelo bom resultado do acordo alcançado em mudança climática, que mostra "o papel especial da União Europeia no mundo".

Nesta sexta-feira, os 27 países concordaram sobre o capítulo da ajuda financeira aos países em desenvolvimento, para apoiar os esforços e adaptações à luta contra o aquecimento global.

Angela Merkel disse que, agora, outros países como os Estados Unidos, China e Índia, como grandes fontes de emissões poluentes, devem também colaborar para ajudar os países em desenvolvimento mais atingidos pela mudança climática.

Nas próximas semanas, a UE realizará reuniões com os Estados Unidos, Índia e China.

Merkel lamentou, no entanto, que boa parte da discussão ficou apenas em questões financeiras e não na busca de resultados concretos e ambiciosos em Copenhague. "Não está certo a União Europeia assumir as responsabilidades e os demais não", ressaltou a líder alemã.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições