MENU

Europa é região líder no consumo de bebida alcoólica no mundo, diz OMS

Europa é região líder no consumo de bebida alcoólica no mundo, diz OMS

Atualizado: Quinta-feira, 15 Setembro de 2011 as 2:49

Bebida é 2° maior fator de risco de morte e doenças

na Europa, após o tabaco. (Foto: Rádio Onu)

  A Organização Mundial da Saúde para a Europa, o braço regional da OMS, informou que o continente é líder no consumo de bebida alcoólica no mundo.

Num fórum que reúne 53 países europeus, em Baku, capital do Azerbaijão, a OMS está discutindo um plano de ação para reduzir os danos causados pelo uso em excesso do álcool.

Risco de Morte

A bebida é o segundo maior fator de risco de morte e doenças na Europa, após o tabaco.

A diretora da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab, afirmou na abertura do evento, que termina nesta quinta-feira, que o “os danos do uso em excesso do álcool são uma prioridade de saúde pública”.

Ela lembrou ainda que os países estão conscientes do problema, e que o objetivo do plano de ação era oferecer suporte técnico.     O consumo de bebidas alcoólicas caiu durante os anos 90, mas os ganhos foram revertidos durante a estabilização, em níveis mais altos, entre os anos de 2004 e 2006.

Impostos

A média anual europeia é de mais de 9 litros de álcool puro por habitante. A prevalência de casos de embriaguez forte é de 20% entre os adultos.

O objetivo do plano de ação da OMS é reduzir o consumo danoso da bebida entre 2012 e 2020.

Uma das medidas prevê a fiscalização de propaganda de bebidas alcoólicas na mídia, criação de impostos sobre produtos etílicos e mais eficácia no combate à combinação mortal de álcool e direção.          

veja também