MENU

Mundo

Evo Morales chegará à mina San José nesta quarta-feira

Evo Morales chegará à mina San José nesta quarta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O presidente da Bolívia, Evo Morales, deve chegar na manhã desta quarta-feira à mina San José, onde prossegue o resgate dos 33 mineiros presos desde 5 de agosto, incluindo um boliviano que já foi retirado do local.

A informação foi confirmada pelo cônsul da Bolívia no Chile, Walker San Miguel. "Morales vai visitar o acampamento e vai se reunir com a família de Carlos Mamani (mineiro boliviano) e com o presidente Piñera", completou San Miguel.

"Ver sair das entranhas da terra um compatriota boliviano em perfeito estado físico, com alta moral, nos reconforta a todos", destacou.

Morales ofereceu à família de Mamani apoio para que retornem à Bolívia, mas eles ainda não tomaram uma decisão sobre o que pretendem fazer a partir de agora.

Desmoronamento

Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estão. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. A cápsula Fênix, usada para içar os mineiros, tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles terão suas condições de saúde monitoradas, usarão tubos de oxigênio e se comunicarão com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições