MENU

Mundo

Ex-colaboradores do WikiLeaks vão lançar site rival, diz jornal

Ex-colaboradores do WikiLeaks vão lançar site rival, diz jornal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Um grupo de ex-colaboradores do WikiLeaks vai lançar um novo site de divulgação de documentos sigilosos, como protesto contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Conforme informou o diário sueco “Dagens Nyheter”, o novo site será chamado de “Openleaks”.

“Nossa meta de longo prazo é criar uma plataforma de suporte para os informantes, tanto em termos de tecnologia, como política, e ao mesmo tempo encorajar outros a iniciarem projetos semelhantes”, disse uma pessoa ligada ao novo site na quinta-feira (9).

  A reportagem, intitulada “Novos rebeldes do WikiLeaks contra Assange”, diz que a pessoa pediu para permanecer anônima. De acordo com o jornal, a fonte declarou que o objetivo no curto prazo é concluir a infraestrutura técnica e garantir que “a organização continue a ser democraticamente dirigida por todos os seus membros, em vez de limitada a um indivíduo ou grupo” – numa aparente referência ao papel de comando de Assange no WikiLeaks. O jornal sueco não deu detalhes sobre os planos de lançamento do novo site.

Assange tem sido a face pública do WikiLeaks. Ele está detido no Reino Unido em cumprimento a um mandado de prisão emitido na Suécia, onde é acusado de delitos sexuais.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições