MENU

Ex-funcionário de aérea é condenado por planejar atentado no Reino Unido

Ex-funcionário de aérea é condenado por planejar atentado no Reino Unido

Atualizado: Segunda-feira, 28 Fevereiro de 2011 as 3:34

Um militante islâmico que trabalhava para a companhia aérea britânica British Airways foi condenado nesta segunda-feira (28) por conspirar com o clérigo radical americano de origem iemenita Anwar Al Awlaqi para cometer um atentado contra um avião.

Rajib Karim, um engenheiro da informação de 31 anos natural de Bangladesh, foi condenado pelas quatro acusações de preparação de atentados terroristas após 16 horas de deliberação do júri popular.

O acusado será informado sobre a sentença no dia 18 de março.

Segundo a promotoria, Karim mantinha contato com "uma célula terrorista", com a qual trocou e-mails codificados nos quais combinava a explosão de um avião que decolaria da Inglaterra com destino aos Estados Unidos.

Um de seus contatos era o imã Awlaki, refugiado no Iêmen e considerado por Washington um dos principais dirigentes da organização Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA)".

O acusado, que admitiu vários das acusações, inclusive a de "transferir fundos com objetivos terroristas", negou ter planejado um atentado neste país.

Rajib Karim foi detido em fevereiro de 2010 quando trabalhava no centro de atendimento telefônico da British Airways em Newcastle (noroeste da Inglaterra).    

veja também