MENU

Mundo

Ex-guerrilheiro Gustavo Petro é eleito prefeito de Bogotá

Ex-guerrilheiro Gustavo Petro é eleito prefeito de Bogotá

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Os colombianos elegeram no domingo (30) o ex-guerrilheiro Gustavo Petro para prefeito da capital, Bogotá, de acordo com dados preliminares da apuração. O posto é o segundo mais importante do país, depois da Presidência. A votação transcorreu com tranquilidade, sem a violência que marcou a campanha eleitoral.

Petro, de 51 anos, conhecido por sua militância anticorrupção e por ter integrado o extinto grupo rebelde M-19, obteve 32% dos votos, tendo sido apuradas 84% das urnas. Seu principal adversário, Enrique Penalosa, apoiado pelo ex-presidente Alvaro Uribe, ficou com 25% e admitiu a derrota.

Gustavo Petro (centro), após depositar seu voto em uma escola de Bogotá no domingo (30) (Foto: Reuters) O novo prefeito, que assumirá o cargo em janeiro, disse que sua vitória mostra que a reconciliação é possível na Colômbia , país afetado pela violência da guerrilha e do narcotráfico.

A eleição dele foi um revés para Uribe, que deixou a presidência 14 meses atrás com 75% de aprovação e depois disso vem se mantendo nos bastidores como figura política influente.

A campanha eleitoral foi marcada pela violência, tendo sido mortos 41 dos 100 mil candidatos. As guerrilhas de esquerda e gangues custeadas por traficantes de drogas são acusadas de terem fomentado a violência, ao tentar assegurar a eleição de seus candidatos favoritos.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições