MENU

Mundo

Ex-líder republicano na Câmara dos EUA é condenado por corrupção

Ex-líder republicano na Câmara dos EUA é condenado por corrupção

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

O republicano Tom Delay, ex-líder da bancada do partido na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi considerado culpado de lavagem de dinheiro e conspiração por um júri no Texas. DeLay foi acusado de conspirar para repassar ilegalmente US$ 190 mil em doações corporativas à campanha eleitoral de candidatos republicanos à Assembleia Legislativa do Texas, nas eleições de 2002.

"As autoridades públicas eleitas pelo povo para representá-lo devem fazer isso de forma honesta e ética e, se não for o caso, devem ser responsabilizadas", disse Rosemary Lehmbergo, promotora pública do município de Travis.   DeLay, de 63 anos, pode ser condenado a até 99 anos de prisão por lavagem de dinheiro e de 2 a 20 anos por conspiração, além de estar sujeito a multas. Ele ficará em liberdade até a declaração de sua sentença no tribunal do Texas, no dia 20 de dezembro.

DeLay foi eleito para a Câmara dos Representantes em 1984 e chegou a assumir o segundo posto mais importante da Casa. Por seu estilo exigente, conhecido como "The Hammer" (o martelo).

Ele renunciou em 2006, depois de supostas ligações com Jack Abramoff, ex-lobista republicano que foi acusado, em uma investigação federal, de tráfico de influência no Capitólio. Dois dos assistentes de DeLay se declararam culpados de corrupção. DeLay negou qualquer ilegalidade.

DeLay deixou o cargo como líder do partido na Câmara um ano antes depois de ser indiciado no Texas por acusações ligadas ao financiamento de campanha.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições