MENU

Mundo

Ex-presidente afegão e chefe do Conselho de Paz é morto em Cabul

Ex-presidente afegão e chefe do Conselho de Paz é morto em Cabul

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

O ex-presidente afegão Burhanuddin Rabbani foi morto na rua de  sua casa na capital do país, Cabul, nesta terça-feira (20), segundo a polícia.

Sua casa fica em uma região fortificada da cidade, e o ataque ocorreu uma semana após um cerco de 20 horas na estrada da região , conhecida como "zona verde".

Rabbani era chefe do Conselho de Paz do país, órgão criado pelo governo afegão para trabalhar para uma solução política nos conflitos internos com o Talibã, mas que fez pouco progresso desde que foi formado, há um ano.

"Rabbani foi martirizado", disse à agência Reuters Mohammed Zahir, chefe do departamento de investigação criminal da polícia de Cabul.

Ele não tinha mais detalhes. Hashmatullah Stanikzai, porta-voz do chefe de polícia de Cabul, disse que "provavelmente" se tratava de um ataque suicida.

O ex-presidente afegão Burhanuddin Rabbani em 10 de janeiro de 2011 (Foto: AP)

  Rabbani foi presidente do governo afegão que precedeu o regime doTalibã. Ele era o líder de um poderoso partido mujahideen durante a ocupação soviética do Afeganistão nos anos 1980 e atuou como presidente na década de 1990, quando as facções mujahedins travaram uma guerra pelo controle do país depois da retirada soviética.

Karzai

Ao saber da notícia, o presidente afegão, Hamid Karzai, cancelou sua viagem para participar da Assembleia Geral da ONU, informou seu porta-voz. Karzai, que lamentou a morte, tomou a decisão de voltar em pleno voo.

Policial para carro próximo ao local do atentado desta terça-feira (20) em Cabul, capital do Afeganistão (Foto: AP)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições