MENU

Ex-presidente Aristide deve voltar ao Haiti nos próximos dias, diz advogado

Ex-presidente Aristide deve voltar ao Haiti nos próximos dias, diz advogado

Atualizado: Quarta-feira, 9 Fevereiro de 2011 as 2:56

O ex-presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, vai voltar ao país em breve, dentro de alguns dias, assim que tiver em mãos seu passaporte diplomático emitido pelo governo haitiano, disse nesta quarta-feira (9) seu representante legal.

Segundo Ira Kurzban, advogado pessoal do ex-presidente baseado em Miami, Aristide continua na África do Sul.

"Tenho certeza de que será assim (...). Ele viajará muito em breve. É o que eu espero", declarou Kurzban, que afirmou já estar com o passaporte diplomático de Aristide em seu escritório. No entanto, disse que não pode revelar como o visto será enviado ao ex-presidente.     Depois de se tornar o primeiro presidente eleito livremente no Haiti, em 1990, Aristide foi derrubado por um golpe, retornou ao poder e acabou sendo novamente deposto, em 2004, por uma rebelião militar.

O ex-sacerdote de 57 anos, exilado na África do Sul desde então, continua muito popular entre os setores mais humildes da população haitiana.

Em um recente comunicado, indicou querer voltar ao país para "contribuir e servir a meus irmãos e irmãs haitianas como um simples cidadão no âmbito da educação".    

veja também