MENU

Mundo

Ex-presidente Aristide volta ao Haiti após exílio na África do Sul

Ex-presidente Aristide volta ao Haiti após exílio na África do Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

O ex-presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, chegou nesta sexta-feira (18) a Porto Príncipe, capital do Haiti, após sete anos no exílio. Ele retorna ao país dias antes do segundo turno das eleições presidenciais no país, que ocorrerá neste domingo.

O avião fretado que transportava Aristide e sua família pousou no aeroporto de Porto Príncipe às 9h10 (11h10, horário de Brasília).

Aristide, de 57 anos, foi expulso do Haiti em 2004 por uma revolta armada, e ignorou o pedido direto dos Estados Unidos pelo adiamento de sua chegada para depois das eleições presidenciais. O ex-presidente informou que não pretende der papel ativo na política haitiana.

Aristide recebeu de volta seu passaporte diplomático no mês passado, e seu advogado disse que ele gostaria de voltar rapidamente ao Haiti para não correr o risco de que o vencedor da eleição presidencial revertesse a decisão de permitir seu regresso.

Aristide é ex-padre católico e tornou-se em 1991 o primeiro presidente eleito democraticamente do país, mas foi derrubado sete meses depois. Ele foi reeleito em 2000, mas seu segundo mandato foi marcado por uma crise econômica, e ele fugiu em meio a uma revolta.

Seu partido, o Fanmi Lavalas, não participa da eleição atual por ter, supostamente, errado na ficha de inscrição.     Eleição

Na votação do segundo turno das eleições presidenciais que acontecem no domingo, se enfrentam a ex-primeira-dama Mirlande Manigat e o cantor Michel Martelly.

A disputa é marcada por polêmicas. O candidato do partido governista deixou o pleito após monitores internacionais denunciarem uma fraude em seu favor no primeiro turno, em novembro do ano passado.

O novo presidente assumirá um país que ainda tenta se recuperar do foto terremoto que atingiu o país em 2009 e uma subsequente epidemia de cólera, que preocupa autoridades sanitárias no momento.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições