MENU

Mundo

Exército não interfere no governo do Egito, diz ministro das Finanças

Exército não interfere no governo do Egito, diz ministro das Finanças

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

O ministro das Finanças do Egito , Samir Radwan, buscou tranquilizar os investidores estrangeiros nesta sexta-feira (11) ao dizer que as forças militares não estavam interferindo nos assuntos do governo e que o orçamento e a inflação estavam sob controle.   Em entrevista telefônica à agência de notícias Reuters, o ministro Samir Radwan reconheceu que o crescimento econômico seria abalado pela turbulência política no país, acrescentando que o déficit orçamentário do governo aumentaria, mas apenas ao índice do ano passado.

O novo gabinete, que assumiu o governo no mês passado, depois que o presidente Hosni Mubarak demitiu o último integrante, sob pressão de manifestantes oposicionistas, anunciou uma série de medidas que inclui o aumento de alguns salários de funcionários do Estado e aposentadorias em 15%.     A nova liderança também prometeu manter os subsídios no país, onde 40% das 80 milhões de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia. Manifestantes abalaram o sistema de governo depois de irem às ruas para reclamar da pobreza, dos altos preços e da repressão.

'As Forças Armadas estão lá para proteger os manifestantes e proteger o país, mas os poderes foram entregues ao vice-presidente, e não às forças militares. Portanto, se a fórmula funcionar, estaremos em uma posição muito melhor', disse Radwan.

'Ninguém gosta de governo militar, isso é uma certeza. Nossas forças militares mostraram que são a válvula de segurança deste país', afirmou. 'O governo está funcionando. Ontem tivemos uma reunião do comitê ministerial que monitora a reunião todos os dias.... Não temos intervenção das forças militares. Minha comunicação é com o primeiro-ministro.'

Radwan afirmou que a economia estava se sustentando bem apesar dos protestos que em alguns momentos paralisaram diversas cidades, prejudicaram operações de empresas e assustaram os mercados mundiais. A libra egípcia caiu para seu menor valor em seis anos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições