MENU

Mundo

Exploração do espaço seguirá como prioridade da Rússia, diz Medvedev

Exploração do espaço seguirá como prioridade da Rússia, diz Medvedev

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

A exploração do espaço continua sendo uma prioridade para a Rússia, afirmou nesta terça-feira (12) o presidente Dmitry Medvedev. A afirmação foi feita no dia em que o país celebra o 50º aniversário do primeiro vôo do homem ao espaço, feito pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin.

"Fomos os primeiros no espaço, conseguimos enormes feitos, não queremos perder nossa vantagem", disse ele. O aniversário foi marcado por cerimônias e por uma salva de 50 tiros de canhão em Moscou. Desde o voo de Gagarin, em 1961, mais de 500 homens e mulheres seguiram seus passos.

Em um link de vídeo com a tripulação da Estação Espacial Internacional, Medvedev disse que a Rússia continuaria a dedicar recursos para a exploração do espaço. Horas antes, Medvedev disse que o voo de Gagarin ao espaço foi um episódio "revolucionário", que mudou o mundo.

Antes de Gagarin, não se sabia ao certo se um ser humano poderia suportar as condições no espaço. Alguns acreditavam que a ausência de gravidade pudesse induzir à loucura, entre outros mitos. Mas quando Gagarin retornou, o mundo viu que o cosmos não devia ser temido, e sim explorado.

No dia 12 de abril de 1961, com o grito de 'Lá vamos nós!', Gagarin embarcou em uma viagem que durou 108 minutos. Os EUA responderam 10 meses depois, quando John Glenn fez seu primeiro voo em torno da Terra.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições