MENU

Mundo

Explosão em fábrica de fertilizantes deixa dezenas de feridos no Texas

Explosão em fábrica deixa dezenas de feridos no Texas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

Explosão em fábrica de fertilizantes deixa dezenas de feridos no Texas

BBC

Dezenas de pessoas podem ter morrido após uma grande explosão numa fábrica de fertilizantes próxima à cidade de Waco, no estado americano do Texas.

A explosão, por volta das 19h50 (21h50 de Brasília), provocou danos em uma área extensa e deixou dezenas de pessoas presas sob escombros.

Segundo as autoridades locais, mais de 50 casas foram danificadas e um edifício com 50 apartamentos ficou totalmente destruído.

Várias construções no entorno ainda continuavam em chamas por volta das 1h30 (3h30 de Brasília). Bombeiros, ambulâncias e seis helicópteros foram deslocados para participar do resgate.

Segundo a rede de TV americana CBS, citando o diretor dos serviços de emergência locais, o número de mortos já estaria entre 60 e 70.

Porém até 1h (3h de Brasília), não havia uma confirmação oficial do número de vítimas.

Incêndio

Segundo o Departamento de Segurança Pública do Texas, metade da cidade de Waco foi evacuada.

O jornal local Waco Tribune-Herald informou que os bombeiros tentavam conter um incêndio na fábrica quando a explosão ocorreu e que alguns deles estariam entre os feridos.

Um estádio esportivo na região foi mobilizado para ser usado como pronto-socorro improvisado para atender aos feridos.

Ataques em Boston:

Pistas: Investigadores encontram tampa de panela usada em bomba de BostonObjetivo: Em panela de pressão, bomba de ataque em Boston pretendia mutilar vítimasVítima: Menino de 8 anos morto em ataque \'era cheio de vida e amava correr\'

'Há muita devastação. Nunca vi nada parecido. Parece uma zona de guerra, com todos os escombros', afirmou o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara.

Segundo relatos não confirmados, uma casa de repouso para idosos teria desmoronado com a explosão, deixando várias pessoas presas sob os escombros.

'Tornado'

A testemunha Debby Marak disse à agência de notícias Associated Press que ela viu fumaça vindo da área próxima à fábrica e que dirigiu naquela direção para ver o que estava acontecendo.

Segundo ela, ao chegar mais próximo ao local, dois garotos correram em sua direção gritando que as autoridades haviam pedido a eles que deixassem a área porque a fábrica de fertilizantes explodiria.

Marak disse ter dirigido então por uma curta distância até ouvir a explosão. \'Era como estar no meio de um tornado. Havia coisas voando por todo o lado. Meu para-brisas quebrou. Parecia que toda a Terra estava tremendo\', disse.

Outra testemunha disse à TV local KWTX-TV ter ouvido várias explosões a 20 quilômetros de distância.

\'Pareciam três bombas explodindo muito próximo a nós\', afirmou Lydia Zimmerman.

A explosão no Texas ocorreu em meio ao clima de comoção nos Estados Unidos por conta de um ataque a bomba que deixou três mortos na Maratona de Boston, na segunda-feira, e pela informação de que o presidente Barack Obama e um senador haviam recebido cartas aparentemente contaminadas com o veneno letal ricina.

O incidente também ocorre dois dias antes do 20º aniversário do incêndio em Waco que consumiu um conjunto ocupado por seguidores da seita Ramo Davidiano após um cerco por agentes federais, com um saldo de 82 seguidores e quatro agentes federais mortos.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições