MENU

Mundo

Falsa conta do Kremlin no Twitter zomba de presidente russo

Falsa conta do Kremlin no Twitter zomba de presidente russo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

O fato de que o presidente Dmitri Medvedev tenha começado a usar o Twitter propiciou mais uma oportunidade à rica tradição russa de humor político: um relato falso que zomba do líder adepto da tecnologia e de sua batalha vã para modernizar o país.

Poucos dias depois que Medvedev fez seu primeiro post no Twitter, da sede da empresa na Califórnia, em junho, surgiu uma conta chamada KermlinRussia – e rapidamente atraiu 1,5 mil seguidores.

Na segunda-feira, ela já continha 130 tweets, a maior parte deles em reação às mensagens de Medvedev na página KremlinRussia.

Ainda que contas falsas como essas sejam comuns no Ocidente, os veículos russos de mídia estão sujeitos a pressão estatal, e protestos de rua no país são muitas vezes dispersados pela polícia. Isso deixa a internet como um dos poucos canais para livre expressão e críticas ao governo.

A visita de Medvedev a San Francisco e ao Vale do Silício, em junho, foi parte de uma campanha para promover a inovação na economia russa e reduzir a dependência do país quanto às exportações de energia.

Creio que as pessoas sensatas são capazes de distinguir entre a conta real e a falsa"

Representante do Kremlin

Algumas das mensagens da conta falsa previam – de maneira brincalhona, mas mordaz, que os esforços de modernização do Kremlin estão fadados ao fracasso devido à burocracia e corrupção da Rússia.

''É preciso compreender que o dinheiro reservado à modernização e inovação será gasto em corrupção e trapaças'', afirma uma das mensagens.

Outra sugere que o polo de alta tecnologia que a Rússia planeja construir perto de Moscou para fomentar a inovação pode servir de refúgio a negócios mais tradicionais, como os jogos de azar e a prostituição.

Alguns tweets zombavam diretamente de Medvedev, entre os quais uma mensagem crítica do ritual diário de paralisar o tráfego da capital para permitir que o comboio de veículos presidenciais percorra a cidade sem obstáculo.

O Kremlin não parece preocupado com a afronta.

Um representante do Kremlin, falando sob a condição de que seu nome não fosse revelado, disse que o governo não planeja bloquear a conta.

''Creio que as pessoas sensatas são capazes de distinguir entre a conta real e a falsa'', disse.

''A conta oficial é fácil de distinguir pelo selo de 'conta verificada'', acrescentou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições