MENU

FBI prende mafioso foragido há 16 anos

FBI prende mafioso foragido há 16 anos

Atualizado: Quinta-feira, 23 Junho de 2011 as 12:47

Foto de arquivo do FBI mostra James "Whitey"

Bulger antes da fuga, em 1995 (Foto: AP)

      Um dos principais chefes da máfia em Boston, James “Whitey” Bulger foi capturado perto de Los Angeles, nos Estados Unidos, após 16 anos foragido, em uma missão que causou embaraço ao FBI (a polícia federal americana), que chegou a ser enganado por um de seus informantes.

O mafioso, hoje com 81 anos, foi preso em uma casa em Santa Monica, junto com sua namorada Catherine Greig na quarta (22), apenas dias após o governo lançar uma campanha publicitária para localizar mafiosos fugitivos. A prisão ocorreu após uma denúncia anônima à campanha.

Bulger, que inspirou um dos personagens do filme “Os Infiltrados” (2006), de Martin Scorsese, é acusado de participar de ao menos 19 assassinatos. Uma das vítimas foi baleada entre os olhos num estacionamento do country club de Oklahoma. Outras foram executadas após participarem de jogos de azar em estabelecimentos mantidos pelo mafioso.

“Ele deixou um rastro de mortes”, disse Tom Duffy, um policial aposentado que foi um dos chefes da investigação criminal contra Bulger. “Você não devia cruzar o caminho dele. Quem cruzasse, estava morto.”

Bulger chegou a fornecer informações sobre uma gangue rival para o FBI. Mas fugiu em janeiro de 1995, quando um ex-agente disse que ele estava prestes a ser indiciado.        

veja também