MENU

Mundo

Fidel Castro e Hugo Chávez conversam sobre o futuro do mundo

Fidel Castro e Hugo Chávez conversam sobre o futuro do mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

O líder cubano Fidel Castro disse que esta semana manteve uma longa conversa com seu amigo e discípulo, Hugo Chávez, sobre um "mundo melhor e mais justo".

Chávez se encontra em Havana para fazer uma bateria de exames depois de ter operado, em 20 de junho passado, um tumor maligno.

"Expliquei a ele o afã com que dedico as energias que me restam aos sonhos de um mundo melhor e mais justo", afirma Fidel em mais um artigo publicado nesta quarta-feira (19) na imprensa local.

"Não é difícil compartilhar sonhos com o líder bolivariano quando o império já mostra os sintomas inequívocos de uma doença terminal", afirma ainda Fidel, referindo-se aos Estados Unidos e seus aliados.

Hugo Chávez e Fidel Castro durante encontro em Havana em julho

(Foto: Revolution Studios / Cubadebate / Reuters) Assinalou ainda que nações emergentes como a China e a Rússia, com seu crescente protagonismo internacional, poderão "alcançar o objetivo de lutar por um mundo melhor" junto aos países subdesenvolvidos.

Fidel disse a Chávez que "a Venezuela, por seu extraordinário desenvolvimento educacional, cultural, social, seus imensos recursos energéticos e naturais, vai se converter num modelo revolucionário para o mundo".

"Vejo com clareza, Hugo - disse Fidel -, que a Revolução Bolivariana em brevíssimo tempo pode criar emprego, não apenas para os venezuelanos, como também para seus irmãos colombianos, um povo trabalhador, que, junto com vocês, lutou pela independência da América, 40% dos quais vivem na pobreza", concluiu.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições