MENU

Mundo

Fidel diz que sua afirmação a revista norte-americana foi mal interpretada

Fidel diz que sua afirmação a revista norte-americana foi mal interpretada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

O ex-presidente cubano Fidel Castro disse nesta sexta-feira (10) que sua afirmação " o modelo cubano já não funciona ", publicada na revista americana "The Atlantic", foi mal-interpretada.

Ele disse que sua declaração foi interpretada "ao contrário" e afirmou que, na verdade, quis dizer que "o sistema capitalista é que já não serve nem para os EUA, nem para o mundo".

Castro fez as declarações na Universidade de Havana, durante apresentação de seu novo livro, com transmissão ao vivo no país. Ele falou sobre os supostos defeitos do capitalismo e disse: "Como poderia tal sistema servir a um país como Cuba?"

"Sei o que expressei sem amargura nem preocupação. Divirto-me agora ao ver como ele interpretou ao pé da letra, depois de consultar Julia Sweig, repórter que o acompanhou e elaborou a teoria que expus", explicou.

"A realidade é que minha resposta significava exatamente o contrário do que os dois jornalistas americanos interpretaram", acrescentu o ex-presidente durante a apresentação da segunda parte de seu livro autobiográfico.

Entrevistado ao longo de vários dias pelo jornalista americano, Fidel Castro adotou um tom de incomum de arrependimento sobre fatos do passado, revela a entrevista, que está sendo publicada desde a segunda-feira passada.

Castro, de 84 anos, disse a Goldberg estar arrependido por ter pedido em 1962 ao líder soviético Nikita Kruschev, durante a crise dos mísseis, que atacasse os Estados Unidos com armas nucleares caso fosse preciso.

O ex-presidente cubano voltou recentemente à vida pública, particularmente para alertar repetidas vezs sobre o risco de uma guerra nuclear no Oriente Médio devido à queda de braço entre Israel e Irã.

Na mesma entrevista, Fidel criticou a retórica antissemita usada pelo presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad.

"Não acredito que alguém tenha sido mais difamado que os judeus. Diria que muito mais do que os muçulmanos. Foram mais difamados que os muçulmanos porque são acusados e caluniados por tudo. Ninguém culpa os muçulmanos de nada".

Goldberg foi convidado para a entrevista pelo próprio Fidel, que se interessou por um artigo seu sobre as tensões entre Irã e Israel. 

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições