MENU

Mundo

Filha 'jura' que não vai anistiar Fujimori se for eleita no Peru

Filha 'jura' que não vai anistiar Fujimori se for eleita no Peru

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

A candidata à Presidência do Peru Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, jurou na segunda-feira (18) que, se eleita, não irá anistiar seu pai, que cumpre uma pena de 25 anos na prisão por abusos de direitos humanos e corrupção.

Fujimori, uma deputada de 35 anos que enfrentará em 5 de junho o nacionalista Ollanta Humala no segundo turno da eleição presidencial do país, afirmou, além disso, que se conquistar a Presidência, 'nunca' voltará a cometer os erros do governo de seu pai, que exerceu o cargo entre 1990 e 2000.

Fujimori fez as declarações no momento em que parte da imprensa local divulga informações sobre uma eventual anistia do ex-presidente, preso em um quartel da polícia em Lima, caso ela vença as eleições.

A candidata à Presidência do Peru Keiko Fujimori visita academia de boxe nesta segunda-feira (18) em Lima (Foto: AP)

  'Eu juro por Deus que não vou anistiar Alberto Fujimori', disse Keiko Fujimori, ao responder às inquietudes dos jornalistas sobre o tema.

A deputada afirmou que 'condena' os erros cometidos durante o governo de seu pai, como os atos de corrupção e violações dos direitos humanos.

Mas ao mesmo tempo exaltou as realizações obtidas pelo ex-presidente, como a estabilidade econômica e a pacificação do país depois de sofrer a violência guerrilheira do Sendero Luminoso.

'Acredito que devemos olhar para o passado com objetividade, mas sem rancores. E o que chegar à Presidência trabalhará sem ódios, convocando a todos, olhando para o futuro, e aqueles erros que foram cometidos, que nunca mais voltem a ocorrer', acrescentou.

O ex-presidente Fujimori foi destituído no final de 2000 e depois viveu diversos anos no Japão e depois no Chile, de onde foi extraditado ao Peru em 2007 e condenado por vários delitos.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições