MENU

Mundo

Filho de Gaddafi propõe eleições na Líbia

Filho de Gaddafi propõe eleições na Líbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O líder líbio Muammar Gaddafi está disposto a promover eleições e renunciar se for derrotado, disse um filho dele nesta quinta-feira. A ideia tem poucas chances de acalmar seus adversários, mas pode testar a união da aliança ocidental que procura forçá-lo a deixar o poder.

"As eleições poderiam acontecer em três meses. No máximo até o final do ano, e a garantia de transparência seria a presença de observadores internacionais", disse Saif al-Islam, um dos filhos de Gaddafi, ao jornal italiano Corriere della Sera.

Ele disse que seu pai, que chegou ao poder no mesmo ano em que o homem pisou na Lua, se disporia a renunciar se perdesse a eleição, mas não se exilaria.

OTAN

A proposta -- que foi feita após uma série de concessões oferecidas pelo líder líbio e que potências ocidentais tacharam de meros artifícios -- vem num momento em que cresce a frustração em alguns membros da Otan com o progresso da campanha militar.

Quatro meses depois do início do conflito na Líbia, os avanços dos rebeldes em direção a Trípoli são lentos, na melhor das hipóteses, enquanto semanas de ataques aéreos da Otan ainda não conseguiram pôr fim aos 41 anos de governo de Gaddafi no país petrolífero.

Intensificando a pressão sobre a Otan, Rússia e China divulgaram um comunicado conjunto sublinhando suas preocupações com os ataques aéreos. A declaração foi assinada em Moscou pelos presidentes dos dois países, Dmitri Medvedev e Hu Jintao.

"Para evitar uma escalada maior da violência, é preciso garantir a adesão cuidadosa" às resoluções da ONU sobre a Líbia "de todas as partes envolvidas", diz o documento.

A Otan iniciou os bombardeios aéreos sobre Trípoli depois de as forças de Gaddafi terem recorrido à força para sufocar uma rebelião contra seu governo, em fevereiro. O líder líbio já descreveu os rebeldes como "ratos" e diz que a campanha da Otan é um ato de agressão colonial que visa o roubo do petróleo líbio.

As forças rebeldes agora estão combatendo as tropas de Gaddafi em três frentes: no leste do país, em torno da cidade petrolífera de Brega; nos arredores de Misrata, a terceira maior cidade da Líbia, sob controle dos rebeldes, e nos Montes Ocidentais, a sudoeste de Trípoli.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições