MENU

Mundo

Filho de Kadhafi ganha asilo no Níger

Filho de Kadhafi ganha asilo no Níger

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

Saadi em foto de 2005 (Foto: Reuters)

  Um dos filhos do coronel Muamar Khadafi, Saadi Khadafi, recebeu asilo político no Níger.

O governo do Níger havia confirmado que o país, vizinho à Líbia , havia permitido a entrada de Saadi Khadafi por razões humanitárias, e que este se estava na capital, Niamey.

Saadi teria entrado no Níger em um comboio, com dez pessoas, vindo da Líbia. O carro foi interceptado pelas autoridades do Níger.

Um comboio anterior, que cruzou o Níger na semana passada levando aliados de Khadafi, fomentou especulações de que o líder líbio, cujo paradeiro é desconhecido, poderia estar tentando buscar refúgio no país vizinho.

Mas essas informações foram desmentidas pelo governo do Níger. Também houve rumores de que o primeiro comboio teria como destino Burkina Faso, outro país que poderia acolher Khadafi.

Paradeiro desconhecido

O paradeiro do coronel permanece desconhecido. Ele já anunciou que irá morrer na Líbia.

A mulher de Khadafi, Saifa, e seus filhos Hannibal e Muhammad, buscaram refúgio na Argélia. A filha Aisha também está no país vizinho, onde deu à luz um dia após sua chegada.

Duas semanas após a tomada de Trípoli, a maior parte da Líbia está sob controle do Conselho Nacional de Transição (CNT), que comanda as forças rebeldes.

Mas militantes pró-Khadafi ainda controlam várias cidades, como Bani Walid e a cidade natal do líder foragido, Sirte, ambas sitiadas por tropas ligadas ao CNT.

No domingo, forças anti-Khadafi retomaram os ataques que vinham promovendo contra Bani Walid, situada a 180 quilômetros de Trípoli, com o apoio de forças da Otan.

No início de setembro, fontes ligadas ao CNT relataram que Saadi Khadafi teria entrado em contato com os rebeldes para negociar um cessar-fogo na Líbia.

Até a queda de Khadafi, Saadi era o presidente da Federação Líbia de Futebol. Antes, ele chegou a ser capitão da seleção líbia e teve uma rápida carreira como jogador profissional na Itália.

Saadi também investia na produção de filmes na Líbia.

No sábado, venceu o ultimato dado pelo CNT para a rendição de Bani Walid, o que desencadeou uma ação militar contra a cidade.

Os combatentes anti-Khadafi estimaram que em poucas horas tomariam o centro da cidade, mas parecem ter encontrado muito mais resistência do que o esperado inicialmente.

Em sua primeira visita à capital Trípoli desde a tomada da cidade, o presidente do CNT, Mustafa Abdul-Jalil, disse a simpatizantes que o momento é de união, e não de vingança.

'Não é tempo de retaliação. Muitos direitos foram perdidos (no regime de Khadafi) e há muitas tragédias em que poderíamos insistir, mas não é a hora. A hora é de nos unirmos', declarou.

Observadores apontam que um dos maiores desafios de Abdul-Jalil é estabilizar a Líbia e tentar formar um governo efetivo nacional, que seja reconhecido pelos líbios.

O CNT já foi reconhecido como legítimo por cerca de 60 países e por instituições como o FMI.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições