MENU

Mundo

Filho guardou restos da mãe por nove anos em mochila no Japão

Filho guardou restos da mãe por nove anos em mochila no Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Os restos de uma idosa japonesa, que as autoridades do país acreditavam estar viva, com 104 anos, foram encontrados dentro de uma mochila do próprio filho.

Ele disse à polícia que a morte ocorreu em 2001, mas que na época ele não tinha dinheiro para pagar pelo funeral.

O filho decidiu então partir os ossos do cadáver e guardá-los na mochila, que foi encontrada no apartamento dele, em Tóquio

Durante todos esses anos, ele continuou recebendo a aposentadoria da mãe, além de uma ajuda financeira especial dada pelo governo aos centenários.

O filho está agora sendo investigado por fraude em conexão com o caso.

Decepção e tristeza

A descoberta foi feita em meio a uma operação de busca por pessoas com cem anos ou mais no país, depois que, no mês passado, os restos mumificados de um homem, tido como o mais velho de Tóquio, foram encontrados na casa de sua família.

A morte do idoso, que se estivesse vivo teria 111 anos, foi escondida pelos familiares por 30 anos. Segundo as autoridades japonesas, no momento há quase 200 centenários cujo paradeiro é desconhecido.

O comentarista da BBC Andre Vornic, especialista em assuntos relativos à região da Ásia e do Pacífico, disse que a possibilidade de que famílias estejam explorando seus parentes mortos para obter benefícios financeiros do governo causa grande consternação no país.

Além disso, a revelação de que um número significativo de pessoas com mais de cem anos está desaparecido coloca em dúvida as estatísticas oficiais sobre a expectativa de vida do Japão, que superaria os 80 anos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições