MENU

Mundo

Filipinas retiram 100 mil de casa por chegada de tufão Nesat

Filipinas retiram 100 mil de casa por chegada de tufão Nesat

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

As Filipinas ordenaram a retirada de mais de 100 mil pessoas em regiões que podem ser atingidas por enchentes e deslizamentos de terras na principal ilha de Luzon devido à aproximação do tufão Nesat, que ganhava força e velocidade antes da sua chegada em terra esperada para o início da terça-feira.

Seis pescadores estavam desaparecidos nesta segunda-feira (26), segundo o Conselho Nacional de Gerenciamento e Redução de Riscos de Desastres, que acrescentou que cerca de 50 mil pessoas estavam agora em abrigos temporários na província central Albay.

Pai carrega filha após aulas serem suspensas por causa do furacão em Manila (Foto: Noel Celis/AFP)

  O tufão deve atingir as províncias de Aurora e Isabela, no norte do país e produtoras de arroz e milho, na terça-feira, cruzando regiões montanhosas antes de sair pelas províncias de Ilocos, no noroeste, previu o meteorologista Robert Sawi.

Com ventos sustentados de 130 km/h, e rajadas que atingiam até 160 km/h, o Nesat estava a 260 km a leste do sudeste da cidade de Casiguran, na província de Aurora, movendo-se no sentido oeste-noroeste a 19 km/h.

Voos para a região central foram suspensos, enquanto as escolas na capital Manila fecharam no período da tarde, em resposta às chuvas pesadas e fortes ventos trazidos pelo tufão, que deve se intensificar para categoria 3, com ventos de cerca de 200 quilômetros por hora.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições