MENU

Foguete palestino atinge cidade israelense; não há vítimas

Foguete palestino atinge cidade israelense; não há vítimas

Atualizado: Sexta-feira, 30 Julho de 2010 as 11:34

Um foguete do tipo Katyusha atingiu nesta sexta-feira uma zona residencial da cidade israelense de Ashkelon, situada a cerca de doze quilômetros do norte da faixa de Gaza.

O ataque causou danos materiais em um edifício vazio, veículos e parte da pavimentação, mas não deixou vítimas. Duas pessoas em estado de choque tiveram que ser atendidas.

Moradores disseram que o alerta de foguetes disparou antes da explosão.

Ashkelon foi alvo em várias ocasiões de foguetes disparados do território palestino, especialmente durante a ofensiva militar que Israel lançou em Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Desde então, contudo, o número de ataques reduziu drasticamente.

"Sem dúvida este foi o mais sério ataque deste a operação [em Gaza]", disse o prefeito de Ashkelon, Benny Vaknin, à Rádio Israel.

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, disse em comunicado que o país está levando o ataque muito a sério.

Por enquanto, nenhuma facção armada assumiu a autoria do disparo do foguete Katyusha, que tem 122 milímetros e um alcance de entre 20 e 30 quilômetros.

Poucas horas depois, segundo o jornal israelense "Haaretz", dois morteiros atingiram o oeste do deserto de Neguev.

Outros quatro foguetes do tipo Qassam, de menor alcance, e duas bombas foram disparados contra Israel desde a faixa de Gaza na semana passada, sem que nenhum deles causasse danos, pois caíram em zonas abertas do deserto do Neguev.

veja também