MENU

Mundo

Foguete sul-coreano explode pouco depois do lançamento, diz governo

Foguete sul-coreano explode pouco depois do lançamento, diz governo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O foguete sul-coreano Naro-1, com o qual a base de controle perdeu comunicação hoje pouco depois de sua decolagem, parece ter explodido no ar quase dois minutos depois do lançamento, informou o ministro de Ciência e Tecnologia sul-coreano, Ahn Byung-man.

Aparentemente, o foguete explodiu apenas 137,19 segundos depois da decolagem, após alcançar uma altitude de 70 quilômetros, segundo a agência local ''Yonhap''.

Este é o segundo fracasso consecutivo no programa espacial da Coreia do Sul, que pretendia se transformar no décimo país do mundo a lançar ao espaço um foguete de fabricação própria, construído com a colaboração da Rússia.

O ministro disse que os controladores viram uma forte luz na parte superior da câmara do foguete, o que poderia confirmar sua explosão.

No entanto, em um primeiro momento, havia esperanças de que o foguete tivesse seguido seu caminho como estava previsto até colocar o satélite que carregava em órbita.

Cientistas de Coreia do Sul e Rússia deram início a uma análise detalhada da trajetória do foguete e será formado um comitê de investigação dos dois países para esclarecer as causas da possível explosão.

A primeira fase do foguete devia desprender-se aos 232 segundos, cerca de quatro minutos depois da decolagem, e cinco minuto depois devia colocar em órbita, a 302 quilômetros de altura, o satélite de cem quilos que transportava.

O foguete foi lançado da base espacial da ilha de Naro, na província de Jeolla, a cerca de 485 quilômetros ao sul de Seul, às 17h01 locais (5h01, no horário de Brasília).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições