MENU

Forças de Kadafi recuam após ataques aéreos no país

Forças de Kadafi recuam após ataques aéreos no país

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 10:09

Forças do governo da Líbia recuaram hoje para posições a cem quilômetros da principal cidade controlada pelos rebeldes, Benghazi, após ataques aéreos internacionais destruírem boa parte de seus blindados. As forças leais ao governante líbio, Muamar Kadafi, se retiraram da importante cidade de Ajdabiya, ao sul de Benghazi, deixando dezenas de tanques quebrados pela rodovia, segundo um repórter da France Presse.

Disparos esporádicos das tropas do governo atingiam os rebeldes que acompanhavam a retirada e se concentravam às centenas a poucos quilômetros de Ajdabiya. Uma espessa coluna de fumaça era vista na cidade, que corta uma rodovia que leva a leste para Tobruk e para a fronteira egípcia, e a norte para Benghazi.

As forças de Kadafi capturaram Ajdabiya na semana passava, quando avançavam para o leste, tomando posições dos oposicionistas e ainda lançando um duro ataque contra Benghazi. Porém, as forças do governante líbio foram interrompidas por ataques aéreos lançados pela França, após o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovar uma resolução autorizando todas as medidas necessárias para proteger os civis na Líbia, exceto incursões por terra.      

veja também