MENU

Forças leais a Kadhafi bombardeiam Brega pelo 3º dia seguido, diz TV

Forças leais a Kadhafi bombardeiam Brega pelo 3º dia seguido, diz TV

Atualizado: Sexta-feira, 4 Março de 2011 as 10:19

Forças aéreas leais ao líder da Líbia, Muammar Kadhafi, voltaram a bombardear nesta sexta-feira (4), pelo terceiro dia consecutivo, a cidade petrolífera de Brega, em poder dos rebeldes, e contra uma base militar insurgente Ajdabiya, informou a emissora “Al Arabiya”. Não há informações sobre danos ou vítimas.

O alvo de um ataque, segundo o canal de televisão, era uma das instalações petrolíferas de Brega, que fica a cerca de 200 km ao oeste de Benghazi e cujo controle é essencial para a provisão elétrica da região do país que é controlada pelos rebeldes. A cidade também é a rota de acesso a Benghazi.

Ainda de acordo com a emissora, voluntários armados foram destacados da vizinha Ajdabiya para Brega, um dos centros vitais para a indústria petrolífera do país.

Na quinta-feira (3), se viveu uma jornada de luto em Ajdabiya, onde foram enterrados seis dos 12 mortos deixados pelo ataque de quarta-feira (2) das forças leais ao ditador.

Durante a madrugada o movimento pró-Kadhafi lançou uma ofensiva que foi repelida pelos milicianos, que conseguiram expulsar do aeroporto de Brega os homens que apoiam o ditador.

A cidade de Benghazi, sob o controle dos rebeldes desde 21 de fevereiro, amanheceu em clima de tranquilidade à espera de uma grande concentração contra o regime.

Duas horas antes da reza do meio-dia, prevista para as 13h da hora local (8h pelo horário de Brasília), a praça dos Julgados, no oeste da cidade, quase não registra atividade.

Assim como ocorreu na última sexta-feira (25), foi convocada uma manifestação “de 1 milhão de pessoas” em solidariedade a Trípoli, reduto de Kadhafi, tanto em Benghazi como nas principais cidades orientais.

Kadafi ainda controla três cidades importantes: Trípoli, no noroeste, Sabha, no sudoeste, e Sirte, no centro-norte.    

veja também