MENU

Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami

Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 8:18

Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 32 pessoas e gerando um tsunami que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.

O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana, Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) , que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.

Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura havia sido emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.

A agência de gerenciamento de desastres do Japão afirmou que pelo menos 32 pessoas morreram no país. Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país.

As vítimas incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital.

A Agência Nacional de Polícia, entretanto, afirmou que ainda não é capaz de confirmar o balanço de mortos.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km.

Premiê pede calma

O abalo, que ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília), foi seguido até o momento por pelo menos outros 33 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo, mas não deu informações sobre vítimas. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor. O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.

Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade.    

veja também