MENU

Mundo

Forte terremoto atinge centro-sul do Chile

Forte terremoto atinge centro-sul do Chile

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter atingiu a região de Araucania, centro-sul do Chile, às 17h20 locais (16h20 de Brasília) neste domingo (2).

Segundo informações do Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro está localizado a 70 km de Temuco e a cerca de 600 km da capital Santiago, com profundidade de 16,9 km. O USGS e o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena descartam alerta de tsunami e maremotos.

De acordo com o jornal chileno La Nacíon, as populações de Puerto Saavedra e Queule começaram a realizar um plano de autoevacuação nas zonas mais altas dos municípios.

O diretor nacional de Onemi, Vicente Nuñez, pediu calma e descartou risco de tsunami nas costas chilenas, indicou a rede CNN no Chile.

Mesmo sem o registro de vítimas até o momento, o Escritório Nacional de Emergência disse que o tremor provocou alguns cortes de energia elétrica e de comunicações telefônicas em localidades das regiões afetadas.

Em entrevista ao R7, a fotógrafa chilena Jessica Parra Nowajewski, que mora em Temuco, contou que sentiu um forte tremor no final da tarde. Em seu apartamento os móveis e objetos se moveram, mas não teve nenhum dano.

- Algumas pessoas saíram de suas casas assustadas e eu escutava falas na rua de forma alterada.

Jessica disse que as janelas de alguns edifícios estavam em movimento, porém não viu destruição pela cidade. Segundo ela, as coisas se acalmaram em pouco tempo.

- Agora o que ficou foi um grande silêncio.

O Chile país ainda se recupera do devastador terremoto de 27 de fevereiro de 2010, com 8,8 graus de intensidade, que deixou mais de 500 mortos. O desastre também causou prejuízos calculados em cerca de R$ 50 bilhões (US$ 30 bilhões).

Por Paula Resende

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições