MENU

Forte terremoto atinge leste do Japão

Forte terremoto atinge leste do Japão

Atualizado: Segunda-feira, 1 Agosto de 2011 as 1:43

Um forte terremoto atingiu o leste do Japão nesta segunda-feira (1º), e chegou a ser sentido em Tóquio. Segundo a Agência Japonesa de Meteorologia, a medição inicial indicou magnitude 6,1, mas nenhum alerta de tsunami chegou a ser emitido.

Ainda de acordo com a agência, o tremor ocorreu às 23h58 no horário local (11h58 no horário de Brasília). A princípio, não houve qualquer registros de feridos ou de prejuízo causado pelo terremoto.

O Serviço Geológico dos EUA (USGS, da sigla em inglês) mediu a magnitude do tremor em 5,9. Segundo o órgão, o epicentro foi registrado a 21,9 km de profundidade na região da costa sul de Honshu, a maior das ilhas do arquipélago japonês.

O ponto fica a 163 km de Tóquio e a 19 km da cidade de Shizuoka.

Todos os reatores nucleares da usina de Hamaoka, em Shizuoka, estão desativados desde que o premiê japonês, Naoto Kan, determinou o fechamento, citando pesquisas que mostravam o risco particularmente alto de fortes terremotos nas próximas décadas.

Segundo a TV local "NHK", nenhuma anormalidade foi registrada na usina após o tremor.

Histórico

Nos últimos oito dias foram registrados no Japão outros dois sismos de mais de 6 graus de magnitude, ambos no nordeste do país, a região mais afetada pelo terremoto de 9 graus de 11 de março, que deixou cerca de 20 mil mortos e desaparecidos.

O arquipélago japonês está situado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, por isso que registra tremores com relativa frequência.

O terremoto de março foi qualificado pelo Governo japonês como a pior tragédia sofrida pelo país desde a Segunda Guerra Mundial, já que, além das milhares de mortes, o tsunami também provocou uma crise nuclear na central atômica de Fukushima Daiichi.            

veja também