MENU

Forte terremoto mata ao menos 15 na Indonésia; 30 estariam soterrados

Forte terremoto mata ao menos 15 na Indonésia; 30 estariam soterrados

Atualizado: Quarta-feira, 2 Setembro de 2009 as 12

Um forte terremoto de 7 graus atingiu a ilha indonésia de Java nesta quarta-feira, 2 de setembro, e deixou ao menos 15 mortos e dezenas feridos. Segundo a agência oficial de notícias indonésia Antara, cerca de 30 pessoas estão presas sob os escombros de suas casas após um deslizamento de terra na vila de Rawa Hideung.

"A maioria deles são donas de casa e crianças que estavam jogando Play Station quando o terremoto causou o deslizamento de terra", afirmou o morador local Entang Kurniawan, citado pela agência. O tremor foi registrado às 14h55 (4h55 no horário de Brasília).

As autoridades da Agência de Gerenciamento de Desastres afirmam que casas e prédios desmoronaram em três distritos da densamente povoada Província Java Ocidental.

A expectativa é que o número de mortos aumente enquanto as equipes tentam resgatar os soterrados. A agência Associated Press, que cita uma fonte do Ministério de Assuntos Sociais, diz que o número de vítimas já chega a 32.

"O terremoto estava chacoalhando tudo na minha casa por quase um minuto", disse Heni Maryani, morador da cidade de Sukabumi. "Eu peguei meus filhos e corri, eu vi pessoas em pânico, mulheres correndo e crianças chorando."

A cidade de Tasikmalaya, com 840 mil habitantes e localizada a 142 quilômetros do epicentro do tremor, foi a mais afetada pelo abalo sísmico, disse a uma TV local um porta-voz da Agência de Gerenciamento de Desastres.

Segundo informações, as mortes em Tasikmalaya foram registradas em Cibinong (seis), em Sukanegara (quatro) e em outras localidades (cinco). No município, pelo menos 20 casas e uma mesquita ruíram ou foram gravemente danificadas pelo tremor.

As autoridades enviaram equipes médicas e de resgate à localidade, segundo uma nota do Ministério da Saúde.

O forte terremoto também provocou danos a prédios da cidade de Bandung, uma das mais povoadas da região.

Forte

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que verifica a atividade sísmica mundial, informou que o tremor foi de 7 graus de magnitude e teve epicentro detectado a 62 quilômetros de profundidade, 104 quilômetros a sudoeste da cidade de Bandung e 198 quilômetros a sudeste da capital Jacarta.

Para medir a potência de um terremoto, o USGS utiliza a escala de magnitude de momento (Mw). Nesta escala aberta, um tremor de seis graus é considerado forte.

Já o Instituto de Sismologia Indonésio fixou a magnitude do tremor em 7,3 graus na escala Richter.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, indicou que o epicentro do terremoto foi detectado a 62 quilômetros de profundidade, 104 quilômetros ao sudoeste da cidade de Bandung e 198 quilômetros ao sudeste de Jacarta, a capital.

Vítimas

"Muitas casas foram ao chão", disse Edi Sapuan, na vila de Margamukti, perto de Tasikmalaya. "Apenas as casas de madeira continuam de pé. Muitos moradores estão feridos, cobertos de sangue", afirmou.

"Nós corremos assim que o terremoto começou. Cinco minutos depois, minha casa desmoronou", afirmou Edi à agência de notícias Reuters.

O terremoto foi sentido ainda em Surabaya, a segunda maior cidade da Indonésia, a cerca de 500 km nordeste de Tasikmalaya, e em Bali, cerca de 700 km a leste.

Um funcionário do Ministério de Saúde afirma que ao menos 30 pessoas ficaram feridas.

Tsunami

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico suspendeu o alerta de formação de tsunami pouco após o terremoto.

"Os níveis do mar indicam que não se gerou um tsunami significativo, portanto o alerta foi cancelado", indicou o centro em uma nota.

Indonésia está localizada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona com grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria moderados.

veja também