MENU

Mundo

França cancela 50% dos voos para o aeroporto de Paris

França cancela 50% dos voos para o aeroporto de Paris

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

A DGAC (Direção Geral da Aviação Civil) da França determinou na noite desta quinta-feira (23) às companhias aéreas que anulem 50% de seus voos para o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle até as 13h locais (10h de Brasília) desta sexta-feira (24), véspera do Natal, devido ao gelo e à falta de produto para descongelar o equipamento.

Em seu comunicado, a DGAC assinala que o serviço "Meteo-France prevê temperaturas negativas na manhã de sexta-feira, dia 24 de dezembro, e o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle tem dificuldades para fornecer o líquido contra o congelamento dos aviões". Diante disto, a DGAC "pede às companhias aéreas que reduzam em 50% seus programas de voo para o Roissy na sexta-feira, dia 24 de dezembro, até as 13h".

A DGAC já havia pedido, preventivamente, o cancelamento de 20% dos voos para o Charles de Gaulle nesta quinta-feira.

O serviço de Aeroportos de Paris previu que ao menos 60 voos que partem do Charles de Gaulle na noite desta quinta-feira e madrugada de sexta sofrerão atraso nesta véspera de Natal. Segundo uma porta-voz da ADP, os voos sofrem "atrasos de várias horas devido ao descongelamento mais lento, longo e difícil em razão da neve muito pegajosa e pesada".

- Não descartamos o risco de que alguns passageiros passem a noite no aeroporto, mas faremos todo o possível para que um máximo de voos partam nas próximas horas. Temos consciência do que significa a véspera do Natal, de que as pessoas querem se reunir com suas famílias.

Ao menos 2.000 pessoas estavam bloqueadas na madrugada desta sexta-feira no Charles de Gaulle devido à anulação dos vôos. A Defesa Civil instalou camas de campanha no saguão, disse a ministra francesa dos Transportes e Ecologia, Nathalie Kosciusko-Morizet.

- Houve 58 voos anulados durante a tarde, principalmente devido ao descongelamento dos aviões, que agora leva mais do dobro do tempo previsto devido à neve pesada e pegajosa. Esses 58 voos representam de 6 mil a 7 mil passageiros, dos quais 2 mil ainda estão nos terminais.

A ministra francesa disse ainda que “uma avaliação geral da situação aponta que dos 6 a 7 mil passageiros que não conseguiram voar nesta quinta-feira, ao menos a metade também não conseguirá voar nesta sexta”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições