MENU

França envia aviões e navio à fronteira líbia para retirar egípcios

França envia aviões e navio à fronteira líbia para retirar egípcios

Atualizado: Quarta-feira, 2 Março de 2011 as 11:57

A França vai enviar aviões e um navio para a fronteira entre Líbia e Tunísia para retirar cerca de 5.000 trabalhadores egípcios que se refugiaram nesta zona, anunciou nesta quarta-feira (2) o ministério francês das Relações Exteriores.

"A França decidiu aportar uma ajuda - por meios marítimos e aéreos - para a retirada de trabalhadores egípcios refugiados na fronteira líbio-tunisiana", anunciou o porta-voz da chancelaria francesa, Bernard Valero.

"Aviões de carga e um navio de transporte da Marinha nacional, que estarão na área em breve, permitirão evacuar pelo menos 5.000 pessoas em menos de uma semana", indicou.     Valero explicou que "esta operação, coordenada com a União Europeia, responde aos apelos internacionais lançados pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) e pelo Egito. Também é uma forma de ajudar a Tunísia a enfrentar a afluência de refugiados na fronteira com a Líbia".

"Mais de 170.000 pessoas abandonaram a Líbia em direção aos países vizinhos desde o início da crise. Pelo menos 75.000 foram para a Tunísia, 63.000 foram para o Egito e 800 para o Níger", indicou Valero.    

veja também