MENU

Mundo

François Hollande toma posse em cerimônia na França

François Hollande toma posse em cerimônia na França

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

EFE

Novo presidente francês participa de evento com o ex-líder, Nicolas Sarkozy

A cerimônia de transferência do poder na França de Nicolas Sarkozy a François Hollande começou nesta terça-feira com a chegada do presidente eleito ao Eliseu, onde passou a Guarda Republicana em revista antes de o líder em fim de mandato lhe dar as boas-vindas na escadaria do palácio.

Leia também: Sarkozy poderá enfrentar inquéritos após deixar presidência

 

Sarkozy cumprimenta o novo presidente da França, François Hollande, em cerimônia de posse

Foto: AP



A cerimônia, transmitida ao vivo por rádio e televisão, começou pouco antes das 10h locais (5h de Brasília) com a entrada do novo presidente pelo pátio de honra e, ao contrário do que aconteceu com seu antecessor em 2007, não contou com a presença de familiares.

Sarkozy e Hollande deverão manter uma reunião de meia hora de duração no escritório presidencial, durante a qual o primeiro passará os códigos secretos de ativação do armamento nuclear do país, uma das principais prerrogativas e responsabilidades do chefe do Estado.

Aproximadamente às 10h45 locais, Hollande assumirá oficialmente o cargo, depois de o presidente do Conselho Constitucional, Jean-Louis Debré, anunciar os resultados das eleições de 6 de maio e lhe proclamar o sétimo presidente da V República.

Após receber as insígnias da Grande Cruz da Legião de Honra em um dos salões do Palácio do Eliseu, Hollande pronunciará seu primeiro discurso, dirigindo-se em seguida ao Arco do Triunfo para a tradicional cerimônia diante do túmulo do soldado desconhecido.

O novo presidente revelará durante a tarde o nome de seu primeiro-ministro, que segundo os analistas será o até agora chefe dos deputados socialistas, Jean-Marc Ayrault, e hoje mesmo viajará a Berlim para reunir-se com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Sua agenda continuará muito cheia no restante da semana, com a formação de Governo na quarta-feira e uma viagem aos Estados Unidos no fim de semana para, após reunir-se com o presidente Barack Obama, participar sucessivamente das cúpulas do Grupo dos Oito (G8) e da Otan.

 


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições