MENU

Mundo

Fukushima abre portas da unidade 2 para reduzir umidade

Fukushima abre portas da unidade 2 para reduzir umidade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

A proprietária da usina nuclear de Fukushima Daiichi, Tepco, completou na madrugada desta segunda-feira (20) a abertura das portas do prédio que abriga o reator 2 com o objetivo de reduzir a umidade nessa unidade, segundo informou a emissora "NHK".

A operação começou no fim da noite de domingo (19) e se prolongou durante cerca de oito horas. O procedimento foi feito lentamente para evitar o movimento do pó radioativo, apesar da Tepco utilizar há mais de uma semana um filtro para reduzir a poluição.

O objetivo da abertura é reduzir a umidade de 99% do edifício para permitir que os técnicos possam entrar em seu interior, calibrar os níveis de radiação e ajustar equipamentos de medição. A Tepco também planeja injetar nitrogênio nessa unidade para evitar uma explosão como a que danificou os reatores 1 e 3 após serem atingidos pelo terremoto e o tsunami em 11 de março.

Um representante da empresa indicou à "NHK" que a abertura das portas, que implicou a liberação de vapor com baixa radioatividade, apenas teve impacto no entorno da central. Além disso, a Tepco tenta reduzir os altos níveis de radiação detectados no fim de semana no edifício do reator 4, que se encontrava parado por uma revisão rotineira no dia da catástrofe.

Segundo os técnicos, a radiação procede do andar superior utilizado para armazenar grandes peças de equipamento contaminadas e na qual se está injetando água para reduzir as emissões.

Os operários também prosseguem os esforços para reativar o vital sistema de reciclagem de água contaminada, paralisado o fim de semana apenas cinco horas após o início depois que um de seus componentes alcançasse o nível máximo de césio radioativo que podia absorver.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições