MENU

Mundo

Fundador da Parmalat é preso na Itália

Fundador da Parmalat é preso na Itália

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

O fundador e ex-dono da Parmalat, Calisto Tanzi, de 72 anos, foi detido nesta quinta-feira (5), em cumprimento da sentença emitida pela Corte Suprema italiana que o condenou a oito anos e um mês de prisão por falência fraudulenta da empresa alimentícia em 2003.

A imprensa italiana informou que agentes policiais chegaram no começo da tarde à residência de Tanzi, em Parma, no norte da Itália, para executar a ordem de prisão emitida pela procuradoria de Milão após a sentença do Supremo.

Tanzi manifestou estar "surpreendido" por sua detenção, em declarações publicadas pela imprensa italiana, e disse que esperava que a procuradoria atendesse ao pedido de seus advogados de suspender a pena à espera de uma decisão dos magistrados sobre seu pedido de prisão domiciliar.

O ex-dono da Parmalat deverá esperar agora pela decisão do juiz sobre o pedido apresentado por seus advogados para que se conceda a prisão domiciliar devido a sua idade avançada, precisaram as mesmas fontes.

A Corte Suprema italiana condenou Tanzi a oito anos e um mês de prisão, em um dos dois processos abertos contra ele pela quebra do grupo alimentício.

Com essa sentença, o Supremo rebaixou um ano e onze meses a pena ditada pelo Tribunal de Milão em segunda instância contra o ex-dono da Parmalat, acusado por especulação abusiva com prejuízo de terceiro.

A redução da condenação, informaram fontes judiciais, se deveu à anulação, por terem prescrito, de algumas acusações por emissão de informações falsas que se lhe acusavam.

Esta não é a primeira vez que Tanzi é preso, já que durante a investigação pela quebra da companhia passou três meses na prisão como medida preventiva, após o que lhe foi concedido a prisão domiciliar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições