MENU

Funeral de Kim Jong-il será realizado dia 28, diz agência

Funeral de Kim Jong-il será realizado dia 28, diz agência

Atualizado: Segunda-feira, 19 Dezembro de 2011 as 9:31

O funeral do líder norte-coreano Kim Jong-il, que morreu sábado (17), aos 69 anos, durante uma viagem de trem, será realizado em Pyongyang no dia 28 de dezembro (quarta-feira), informou a agência do regime comunista, a “KCNA”. O país comunista permanecerá de luto até um dia depois, 29 (quinta).

Kim Jong-il, morreu aos 69 anos. (Foto: Arquivo / G1) Kim, que governava a nação com mão de ferro desde a morte, em 1994, de seu pai, Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte , morreu por “fadiga física”, segundo a televisão estatal norte-coreana, a “KCTV”.

A emissora de notícias da vizinha Coreia do Sul , a “YTN”, atribuiu a morte de Kim a um infarto do miocárdio. A KCTV informou que o corpo do ditador, cuja saúde tinha piorado seriamente em 2008 por causa de uma apoplexia, poderia ser enterrado no Palácio Memorial de Kumsusan, onde também fica o mausoléu de Kim Il-sung.

Após a notícia da morte do líder norte-coreano, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul pôs todas as unidades militares em estado de emergência, informou a agência sul-coreana “Yonhap”.

O organismo militar informou que aumentou a vigilância ao longo da fronteira norte-coreana junto com as Forças Combinadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, embora não tenham sido observadas atividades incomuns.          

veja também