MENU

Mundo

Furacão Jova ganha força e se aproxima da costa do México

Furacão Jova ganha força e se aproxima da costa do México

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

O furacão Jova ganhou força nesta segunda-feira (10), e os serviços meteorológicos avisaram que provavelmente terá mais velocidade quando se aproximar da costa do México no Oceano Pacífico.

Com ventos máximos de até 195 km/h, o fenômeno já é tempestade de categoria três na escala Saffir-Simpson de intensidade, que tem cinco níveis. A previsão é que a tormenta chegue ao país na noite desta terça (11), perto da cidade turística de Melaque, num trecho de litoral repleto de belas praias.

Perto do meio-dia o Jova estava a aproximadamente 405 km a sudoeste da cidade portuária de Manzanillo, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), dos Estados Unidos, com sede em Miami. As autoridades mexicanas emitiram um aviso de furacão para áreas costeiras frequentadas por turistas.

O México divulgou um alerta de furacão cobrindo 320 km de sua costa ao sul de Cabo Corrientes até além de Puerto Vallarta, no estado de Jalisco. O porto de Manzanillo, que movimenta cerca de 150 barcaças por mês, foi fechado.

Rua inundada em Puerto Vallarta, México. País já sente efeitos da aproximação

 do furacão ‘Jova’. (Foto: Marco Ugarte / AP Photo)

  De acordo com o NHC, o furacão avança em sentido leste a cerca de 9 km/h.

A previsão é que o Jova ganhe força nas próximas 48 horas, podendo tornar-se um furacão de categoria quatro, segundo o NHC.

Chuvas de até 38 centímetros são possíveis em partes dos estados de Michoacán, Colima e Jalisco, possivelmente provocando enchentes e avalanches de lama. "A expectativa é que o temporal produza inundações costeiras importantes perto e ao leste do local onde chegar em terra", disse o boletim mais recente do centro de furacões.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições