MENU

Mundo

Garoto de 5 anos pode ter sido primeiro mexicano a contrair vírus da gripe suína

Garoto de 5 anos pode ter sido primeiro mexicano a contrair vírus da gripe suína

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Um garoto de cinco anos de idade pode ter sido a primeira pessoa a contrair o vírus da gripe suína no México. Autoridades mexicanas acreditam que surto tenha começado no povoado mexicano de La Gloria, onde vive o menino e onde cerca de 500 pessoas apresentaram doenças respiratórias entre dezembro e março. O garoto se recuperou, mas duas crianças morreram no local. As informações são da BBC Brasil.

Os casos de La Gloria foram estudados por funcionários da empresa de consultoria norte-americana Veratect Consulting, que dizem ter alertado a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) sobre a situação entre os dias 11 e 12 de abril. Eles afirmaram ainda que não sabem a razão pela qual a instituição não avisou as autoridades mexicanas.

O governo do México assegura que não foi avisado até o dia 23 de abril e, por isso, chegou a trabalhar com a hipótese de que a primeira pessoa infectada fosse uma mulher do estado de Oaxaca, que morreu em 13 de abril, cinco dias após ser internada com sintomas de pneumonia.

Casos em outras localidades do país estão sendo avaliados. De acordo com dados divulgados até o momento, apenas cinco dos 32 estados mexicanos ainda não reportaram nenhum indício de gripe suína.

Postado por: João Neto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições