MENU

Mundo

Google Earth lança "mapa cultural" de indígenas na Amazônia brasileira

Google Earth lança "mapa cultural" de indígenas na Amazônia brasileira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:12

AFP

O Google colocou em seu serviço de mapas a etnia indígena Suruí, que habita no coração da Amazônia brasileira, e lançou neste sábado uma plataforma que mostra os traços culturais desta comunidade ameaçada pelo desmatamento.

Representantes do Google e indígenas suruí apresentaram o projeto - o primeiro desse tipo - durante o fórum empresarial paralelo à conferência Rio+20.

\"Isso é algo único, representa toda uma nova etapa para o Google\", explicou à imprensa Rebeca Moore, engenheira do Google Earth e líder do projeto.

\"É uma grande emoção mostrar nossa cultura ao mundo\", celebro cacique Amir, chefe dos Suruís.Leia mais:Google permite explorar bacia do Amazonas da sala de casa

Na imagem animada do Google Earth, é possível ver um pequeno ponto no território brasileiro: é a tribo suruí, que habita uma extensão de 240.000 hectares no estado amazônico de Rondônia (noroeste), com 1.300 integrantes.

O aplicativo contém imagem em 3D da selva onde vivem, assim como narrações animadas de suas tradições e costumes.

O território suruí está cercado por uma área bastante desmatada e, segundo o Chefe Amir, suas terras são ameaçadas por madeireiros ilegais. Por isso, em 2007, viajou para a Califórnia, onde estabeleceu uma associação com o Google para registrar a realidade da zona.

\"É uma ferramenta de trabalho que estamos utilizando para fazer denúncias. Temos uma equipe de monitoração\", explicou. Esta equipe é formada por jovens indígenas, que com seus smartphones, registram a região.

O aplicativo está disponível no Google Earth, apesar de ainda não estar integrado à plataforma.

Segundo Moore, a empresa espera repetir a experiência com outras duas etnias vizinhas ao suruís, assim como com outras populações aborígenes do Canadá e Nova Zelândia.


Leia também:  GUIAME

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições